>

Mais uma nota sobre o nome

A nota anterior foi sobre a mudanca do nome, mas agora quero falar-lhes do nome em si. Com esse nome eu homenageio Gabriel Garcia Marquez, um grande escritor colombiano, por cujos textos me apaixonei perdidamente ha anos atras, ainda adolescente, no Dom Bosco. Ia a praia, no meio da semana, para ler seus maravilhosos contos de frente para um mar desavergonhadamente belo. O meu livro favorito de Gabriel nao eh "Cem anos de Solidao" que lhe valeu o Premio Nobel de Literatura, mas "Doze Contos Peregrinos", que traz doze estorias curtas, sobre latinoamericanos sofrendo solidao numa Europa hostil, dura e indiferente. Como sao doze, sao contos, e sao sobre peregrinos, o nome nao poderia ser outro. Eu tambem sou peregrino, peregrino no Japao, mas tambem peregrino nesta Terra, neste planeta tambem duro, hostil, e indiferente. Mas "eh bonita, eh a vida e eh bonita". A vida eh tambem bela, e toda sua beleza vem do amor, do amor que os peregrinos de Gabo buscam e nem sempre encontram (se bem me lembro, apenas Maria dos Prazeres o encontrou) mas que eu encontrei no Meu querido Deus, amigo tao proximo, tao querido, na minha familia, que eu amo muito, e meus amigos desta terra, tao peregrinos quanto eu, nestes anos de solidao.



|
Comments:
100 anos de solidao neste pais cheio de nomes e sobrenomes que nao guardamos nem anotando. Soh os amigos, principalmente os Brasileiros, nos fazem lembrar um pouco da casa que estah tao longe.
 
Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com