>

O Quase...

Ontem estava conversando com minha companehira de apartamento, a Joanne, e ela como eh inglesa, perguntava coisas sobre o Brasil... eu disse que o Brasil era um pais pobre, e ela respondeu que nao, que estavamos no meio do caminho entre pais ricoe pais pobre. Eu tive que concordar... pois nao da para dizer que o Brasil e totalmente pobre quando estamos morando com um Queniano, vindo de uma terra que tem que importar ate leite em po por nao ter fabricas... Mas fiquei encucado com essa coisa de o Brasil ser "quase" rico. Temos uma economia de Primeiro Mundo, ma suma sociedade de Terceiro, uma industria e agricultura avancadas, mas o povo nao sabe ler os rotulos das embalagens... Um esporte que ganha tudo nos Panamericanos e na Copa do Mundo, mas que esta em 34 nas olimpiadas... A cidade mais linda do mundo (o Rio...) mas aqui no Japao ninguem sabe o que eh o Pao de Acucar (mesmo quando eu falo em ingles: Sugar Loaf). Somos quase ricos, quase belos, quase bons, quase quase...
Mas o pior eh sermos quase crentes...
O Brasil viu nos ultimos anos uma das maiores mudancas do mundo no perfil religioso de sua populacao. De 90% catolicos, passamos a 15% protestantes. Nos anos 70 os crentes eram um grupinho pequeno, de menos de 3%, que se vestia mal, tinha as pernas cabeludas, nao dancava nem se divertia. Hoje somos uma massa de quase 30 milhoes, temos forca politica, fazemos diferenca no mercado consumidor, temos canais de televisao, igrejas bonitas, artistas, fazemos capa da Veja, enfim, somos "chiques e famosos".
Mas nao mudamos o Brasil. Nao mudamos nada! A violencia aumentou, a corrupcao tambem. Nao vejo o consumo de drogas diminuir, nao vejo a taxa de divorcios (falencia familiar) recuar. Nao vejo as pesosas mais felizes, nao vejo nem uma igreja sarada... somos quase bons...
Somos quase diferentes, quase eficientes, quase santos, quase transformadores. Eu achava que os crentes eram os portadores de uma revolucao na sociedade brasileira, que trariam, atraves do Poder do Evangelho de Jesus Cristo, o fim da fome, da ignorancia, da pobreza, da miseria em meu pais. Que seriam portadores da Solucao para os males que vejo no meu povo... Mas nos crentes somos QUASE isso. Prometemos muito, pedimos mais ainda, mas o retorno ao povo e pequeno. Vi muitos canais de televisao evangelicos, mas poucos hospitais, nenuhuma creche, minguados centros de recuperacao de drogados. Vejos muita gente prometendo que eh so vir pra igreja e abrir uma conta corrente de bencaos com cheque especial sem limites, mas nao vejo muita gente testemunhando que seu filho foi salvo das drogas, o que teve seu casamento salvo pelo evangelho dos evangelicos do Brasil. Temos que deixar de ser os "evangelicos" (nome gasto pela politicagem e hipocrisia) e comecarmos a ser Discipulos de Jesus.
Alimentemos os pobres, cubramos os nus, curemos os enfermos, deixemos o prestigio de lado e resgatemos os perdidos, pois issso eh o Reiono de Deus!

Deixar de ser "quase" igreja, e ser A IGREJA!




|
Comments:
Tu tens toda razão, Dio. O pior de tudo é sermos quase crentes!!!! E mais: saber que esse “quase” é similar ao morno que Jesus se referiu, portanto, nem quente nem frio, sendo que o melhor a fazer é vomitá-lo.
A tua reflexão é bem pertinente ao momento que estamos passando agora, não apenas ao ambiente político, como ao próprio modo de ser e viver dessa sociedade “gospel” brasileira, que adaptou “estilos” ao seu bel prazer, criando uma “marca própria”. O pior: baseada não no Reino, mas em uma sociedade que ela mesma condena e joga na fogueira sem nenhuma misericórdia, por ser formada por um povo idólatra, corrupto, preconceituoso, analfabeto, faminto e acomodado. Acima de tudo acomodado, pois se na minha mesa tem pão, está tudo bem. To nem aí pra quem não tem. O lixão é logo ali.
É óbvio que nessa “adaptação” de estilos de vida, essas concepções vieram junto. E onde está o Reino? Onde ficam as palavras de vida? Além de negar o pão de cada dia ao outro, negamos o pão da VIDA e deixamos a riqueza da nossa herança apodrecer para os outros... e para nós mesmos!
Essa foi boa, querido!
Te amo, viu?

Samme
 
Parabéns Diogo,
vc conseguiu transcrever tudo o que pessoas comprometidas com o evangelho pensam e muitas vezes não conseguem sintetizar, vejo que os ares orientais estão te fazendo muito bem. que Deus continue te abençoando. Um abraço,
Edilberto "ainda estou vivo"
 
Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com