>

A ARTE EH FEIA!


São Paulo, 22/09/2004 - Impróprio Para o Consumo Humano, obra de Arthur Barrio,
com ferro, madeira, borracha, pedra, corda, fios, café, lâmpada, pano, grafite, etc...



Como sera o futuro? Alguem pode me responder? Eu acho que o futuro vai ser mais pra frente...

"Obvio neh mongol?" Mas isso eh tudo o que se pode dizer sobre ele com seguranca... ninguem pode prever o futuro... Ou sera que pode? Quem poderia me dizer como vai ser o mundo daqui a vinte anos? Destruido por uma guerra? Cheio de carros voadores? Devastado por novas doencas criadas em laboratorio? Com apenas uma nacao e muito chato? Florido e limpo como eh o Japao hoje? Ou sera caotico e pobre, sem agua e comida?

Outro dia estava qui em casa conversando com o Ricardo (o outro brasileiro que mora aqui no apartamento com a a gente...) e falavamos de como a arte previu o futuro no passado, quer dizer, de como os artistas de ontem foram sensiveis e colocaram em suas obras sentimentos e mesmo mudancas que logo depois ocorreram na sociedade... foi assim com Pablo Picasso, que com seu cubismo agressivo e de formas desmontadas, meio que presentiu as desorganizacao e destruicao da civilizacao europeia como ate entao se conhecia...

Ahi comecei a me perguntar: onde sera que estao os artistas de hoje, os que estao prevendo o futuro? Onde sera que andam essas pessoas tao sensiveis que enxergam o que esta vindo?

Porque eu nao consigo entender? Talvez porque esses artistas estejam mesmo prevendo o futuro, e claro que eu nao vou conseguir entender o futuro... Seria demais de minha parte, querer entender os artistas do meu tempo neh? Todos os genios anteriores foram pouco (ou mal) compreendidos...

Mas posso arriscar algumas impressoes...

Nao sei... nao sei mesmo, mas andei acompanhando a Bienal das Artes de Sao Paulo, que pela primeira vez esta sendo oferecida de graca ao publico...
Sahi pela internete pescando uma foto em cada site, para ver se consigo ver pelo menos uma parcela minimamente significativa da mostra... O que andei vendo eh que as obras ja nao parecem arte... sao feias... eu olho e nao vejo mais quadros e esculturas como as de antigamente... so vejo fuscas pendurados, mapas-mundi feitos de docinhos e gente pregada na parede... o que ser aque isso quer dizer?
Porque sera que pela primeira vez na historia do Ocidente os artistas nao estao mais fazendo arte com tintas, telas, pinceis, marmore ou argila? E sim com pedacos de madeira, acucar, comida, ferros, e ate consigo mesmos?

Porque eu nao consigo entender????

Talvez seja porque esta arte de hoje nao seja para ser entendida... nao esteja querendo mostrar nada... a impressao que me da eh que os artistas estao inquietos, tentando explicar algo que eles mesmos nao estao entendendo... Eles querem ser percebidos simplesmente, num mundo onde ha tanto para ver que fica dificil vencer a concorrencia pelo olhar das pessoas... Eu mesmo sinto essa ansiedade as vezes... aqui no blog mesmo... um post longo como esse so vai ser lido por poucas pessoas, e agradeco aos bravos leitores que chegaram ateh aqui... com tanta coisa para ver, ler, ouvir, a gente passa o tempo todo "absorvendo" as coisas, sem nunca realmente experimenta-las... mas ler faz bem...

Hoje parece que os artistas nao querem mais que sua arte seja vista, mas sim "sentida", "tocada", e, as vezes, ateh "comida".

Na internet, na televisao, atras dos vidros curvos (ou planos), apenas vemos muitas coisas... mas perdemos o toque, o cheiro, a textura, o "sentir"... vemos muito, ateh demais, experimentamos pouco...

Cada vez mais a tecnologia nos apresenta um mundo novo e maior, mas com esse aumento de quantidade perdemos a qualidade... perdemos o toque...

Nao sei bem... mas eh mais ou menos isso que tenho vivido aqui no Japao... meus amigos, familia, e pessoas que amo estao todos longe... consigo falar com quase todos pela internet, as vezes ateh mais frequentemente do que quando morava na mesma cidade que eles... mas nao eh a mesma coisa...

Me faz falta o toque, o olhar nos olhos, o comer a mesma comida, sentir o mesmo vento e cheiros, ouvir os mesmos sons...

A tecnologia eh maravilhosa... temos webcams e microfones... mas eh mais ou menos como ouvir uma sinfonia num CD... eh muito bom... mas quando a orquestra esta na nossa frente, tocando ao vivo, podemos sentir realmente o poder de uma bateria de violinos e cellos, o impacto de uma paulada de cimbalos, cujo som atinge nao penas os ouvidos mas tambem (e principalmente) a pele...

Talvez seja esse o futuro que os artistas estejam denunciando, com sua arte imcompreensivel, feia, mas cheia de sensacoes... um futuro sem toques... com muitas visoes, mas poucas percepcoes... sera que estamos prontos para viver um tempo assim? eu sei que eu nao...

Bienal de Arte de Sao Paulo


Posted by Hello



|
Comments:
Pô, Diogo!
Concordo com o Rafael qdo fala de sua lucidez...
A arte feia, disposta a nos agredir pra tentar provocar alguma reação...Bonito..
Lembrei de um trecho de uma música q mta gente acha até bobinha, mas q gosto: "You bleed just to know you're alive" (Iris).
 
Ola Diogo! fazia um tempinho que eu nao passava por aqui...
Semana passada fui no museu de arte moderna de Tokyo... tinha umas "obras"... eh muita abstracao!!!! eu jah nao entendo muita coisa de arte, ainda vejo tudo abstrato... socorro... haja imaginacao!

bjo
 
Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com