>

ESTOU COM VERGONHA DE SER CRENTE!

Sim, eh isso mesmo. Nunca pensei que iria dizer isso, mas estou com vergonha de ser crente... Nao me envergonho do Evangelho de Jesus Cristo, nao... mas os evangelicos do Brasil... que papelao!!!!! Os profetas da igreja estao calados, entao as mulas falam:

VITORIA DO CIDADAO BRASILEIRO

Cento e vinte milhões de eleitores foram às urnas em mais uma eleição limpa e pacífica da nossa jovem democracia. Isto é motivo de comemoração.

Desde o começo da vida republicana, o Brasil sempre teve apenas períodos curtos de democracia, interrompidos por golpes e ditaduras. Portanto, a cada nova eleição é momento de comemoração e orgulho.

Mas a democracia nunca está pronta, ela precisa ser aperfeiçoada com os cidadãos olhando o que não deu certo, para fazer as devidas correções. Nesta eleição, houve pelo menos dois erros graves.

Primeiro, o uso indevido da religião como argumento eleitoral. Quando líderes religiosos usam os púlpitos de onde deveriam estar falando dos princípios bíblicos para determinar o voto num candidato produzem uma redução do espaço democrático.

Democracia pressupõe liberdade de escolha e a religião é fé. O fiel tende a seguir a orientação dos líderes da igreja. Quando os dois espaços se misturam, recria-se o voto de cabresto.

A cada eleição tem aumentado o uso eleitoral do espaço religioso e isto ameaça as instituições republicanas. Um estado laico não interfere no culto, mas o culto não pode suprimir a liberdade do cidadão, base da democracia.

O segundo defeito deste primeiro turno foi a prática nefasta de ameaçar o eleitor que escolher o candidato que não seja da preferência do governante estadual ou federal, ou condicionar o envio de recursos ao resultado eleitoral.

Isto também reduz a liberdade de escolha e é uso abusivo do poder, porque os recursos públicos não pertencem ao governante, pertencem aos cidadãos e não podem ser dirigidos apenas aos partidários do governador ou governadora e do presidente.

Neste segundo turno, os dirigentes do país devem observar a neutralidade, o respeito às regras democráticas e não usar a máquina a favor dos seus candidatos.

Assim, o país avançará um pouco mais na construção da nossa democracia. Esta é a única forma de todos ganharem.
Miriam Leitao.

Essa foi a coluna de Miriam Leitao no Bom Dia Brasil do dia 4 de outubro, logo depois do pleito. Eu juro! (irmao, jurar eh pecado....) que se eu estivesse no Brasil eu iria imprimir esse texto, fazer centenas de copias xerox e sair pela cidade, pregando nas paredes das igrejas, igualzinho ao que Lutero fez (quem me conhece sabe qu enao estou exagerando, nem mentindo...). Eu sei que nao iria ter efeito nenhum, pois os mesmos pastotres que manipularam as massas para votar em quem eles quisessem teriam a maior facilidade em anular os efeitos do texto nas mentes mais fracas (que sao maioria....) Mas pelo menos nao morreria de remorso por nao ter contribuido paraque os pobres e ignorantes continuem a ser manipulados e convencidos a permanecer na pobreza a que foram condenados pelos mesmos que adoram... Tomem uma atitude crista!


Original da coluna de Miriam Leitao



|
Comments:
Thales - isso me lembra o caso do nosso casal de governadores do rio de janeiro (Garotinho e Rosinha) que em comício na baixada ameaçaram os crentes da região de que se a oposicão ganhasse o estado simplesmente esqueceria daquela região.... realmente uma vergonha....

vergonha também o descaso do povo quanto as eleições... até recebi um e-mail pedindo votos para César Maia tendo como base o fato de que se houvesse segundo turno, o mesmo ocorreria em um final de semana com feriado na segunda feira, o que atrapalharia os planos de viagem de muitos.... aliás, o césar (PFL) ganhou.... COMO JÁ DIZIA O INGLÊS, O BRASIL NÃO É UM PAÍS SÉRIO.....
 
Post a Comment

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com