>

sobre o anonimato




Ate um tempo atras, o blog do meu grande amigo Rafael vivia infestado de anonimos. Era um saco. Havia uma guerra de insultos entre o Rafael, que tentava se equilibrar sobre a fina linha que separa o publico do privado, e varias (?) outras pessoas que usavam o anonimato para se comportarem de modo abusivo, que nao fariam em outras circunstancias.

O meu problema nao eh esse, mas me fez pensar. Eu ate que gostava de alguns do anonimos de Rafael, mas com o passar do tempo eles se revelaram muito pouco importantes, so ficando a parte do problema que eh realmente importante: O anonimato em si.

Eu gosto de ser anonimo. Eu gosto de me sentar em uma praca com uma garrafa d'agua na mao e observar, sem ser visto. Isso nao eh invasao de provacidade--gosto de observar o publico, as pessoas na rua, enquanto se expoem ao olhar indiferente da cidade. Criei ese habito depois que vim pro Japao.

Mas principalmente: Gosto de ser anonimo pra saber a verdade. Todos mentem. Ninguem eh sincero (como disse Drummmond). O anonimato carrega consigo verdade, pois ao me esconder, me exponho, me mostro, digo coisas que nao diria, faco outras que nao faria. Queria que meus amigos fossem mais anonimos. Fossem mais sinceros. Fossem mais tranparentes.

Eh isso! O anonimato nos deixa transparentes!

Pirei? Tomara que sim..


Posted by Hello



|


<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com