>

Horyuji 法隆寺

Eu estive no comeco deste mes de maio (perdao pela demora em postar...) no Templo de Horyuuji ( se pronuncia Rooriudgi). Este templo na verdade eh um complexo de estruturas de madeira, incluindo pavilhoes, pagodas e residencias de monges. O templo budista eh a estrutura de madeira mais antiga ainda de pe no mundo. Tem em torno de 1400 anos e para predios de madeira isso eh muito muito muito tempo, principalmente neste pais de terremotos, tufoes, tsunamis, guerras e explosoes atomicas.



O templo de Horyuji foi construido em pagamento de uma promessa de um imperador que se recuperou de uma doenca, mas que morreu logo depois pela espada. Sua filha, a princesa SUIKO e seu marido, o agora imperador SHOTOKU madaram contruir o templo e a estatua drincipal do buda. Esta estatua nao pode ser fotografada, mas eu consegui tirar essa foto disfarcadamente com a camera na mao como se estivesse desligada. Nao me recriminem meus amigos: eles proibem as fotos da estatua para aumentar o fluxo de turistas, nao eh pra proteger os pigmentos da estatua... aifnal ela fica em uma sala que recebe luz solar direta...hehehehe.... eu levei quase meia hora tentando tirar a foto, pois eu so podia apontar a camera pra direcao da estatua e esperar que o enquadramento tivesse saido decente...



Este complexo consta da lista de Patrimonios da Humanidade da UNESCO, pelo seu valor cultural e arquitetonico. Quando eu comentei com o guia que minha cidade tambem fazia parte desta lista, ele me pergutou: "qual predio"? Eu respondi: "nao eh nenhum predio nao... eh toda a area central da cidade: uns tres bairros...". Ele ficou de queixo caido: "O que? tres bairros Patrimonio da Humanidade??? Eu gostaria de ter o privilegio de ver isso!"

Outra curiosidade do templo de Horyuji eh esta pagoda:



Ela foi construida em madeira e tem 5 andares. Imaginem uma estrutura de madeira de cinco andares que resistiu mais de mil anos de terremotos, furacoes e guerras! De acordo com o diagrama que eu fotografei da pasta do guia, voces podem ver que durante terremotos, a estrutura literalemtne danca e rebola, acompanhando o balancar da terra. Assim, devido a sua flexibilidade diante do inevitavel, ela resiste e vive para ver outro dia nascer. A Pagoda de Horyuji se adapta e nao se parte. Na verdade, esta pagoda foi uma das inspiracoes para a moderna tecnica de construcao de arranha-ceus resistentes a terremotos.



Um bela licao para nos, humanos tao inflexiveis, que se recusam a ceder e reclamam tanto de coracoes partidos...

Deixo voces por aqui, e prometo uma postagem logo logo sobre nosso Presidente. Ele esteve aqui em Nagoya, com sua "galega" e o ministro Palocci. Eu fui la ve-los.

Um abraco grande.



|


<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com