>

Fui ao Cirque du Soleil!



Pois eh... eu fui ao Cirque du Soleil (em portugues, Circo do Sol). Como nao eh muito conhecido no Brasil, eu explico: Um sujeito no Canada la pelos idos de 1983 resolveu montar um circo... ate ahi nada demais, so que esse moco decidiu que seu circo seria algo diferente. Ele iniciou uma verdadeira companhia de teatro, com artistas de circo mas tambem musicos, cantores, e produziu espetaculos com os artistas de circo, mas com uma sabor diferente... Eles usam recursos de luz, som, musicas lindas, cenarios maravilhosos, e os numeros em si nao usam animais, nem se parecem com o que estamos acostumados a ver em circos comuns. Sao verdadeiras pecas de teatro, que lembram um pouco a Broadway, mas que mantem o seu sabor circense. Eu nao consigo dizer mais do que isso, mas memso assim fico com a impressao que nao consegui descrever o que eh a experiencia de ver um espetaculo do Cirque du Soleil. Eu acredito que nas locadoras brasileiras tenha espetaculos do Cirque, eu recomendo especialmente "Quidam", foi o primeiro que eu vi, na Directv, e que me rendeu paixao eterna... Eu recomendo, assistir ao Cirque du Soleil, mesmo que pela TV, eh uma experiencia riquissima, em sons, cores, texturas e movimento. O Cirque du Soleil eh uma verdadeira REVOLUCAO no ancestral e maravilhoso espetaculo eh eh o Circo!

Mesmo assim, quando eu soube que o Cirque tava aqui em Nagoya, eu fiquie indocil ate que consegui descobrir como fazer pra ir. Pra comecar, como eh um circo mesmo, eles tem uma tenda que armaram nos suburbios da cidade (eu tive que pegar um trem pra ir la):



So meus amigos, que esta tenda tem ar condicionado, ante sala, com lachonetes, telas de plasma com videos dos espetaculos, lojas e mais lojas de souvenirs, banheiros, poltronas alcochoadas, um palco imenso, em forma de picadeiro, mas que tambem tem uma parte tipo um palco de teatro (tambem imenso!) , e equipamento de iluminacao e som como poucas casas de show tem...

O show eh belissimo, uma poesia com cores e movimentos, cada acrobacia eh um deslumbre, e a musica eh lindissima, e cantada ao vivo:



Eu ficava de queixo caido com as performaces, mas la dentro nao se pode tirar foto... eu nao tirei foto nehuma, mas uma amiga minha a Claudia consegiu tirar umas de dentro... eu morri de medo... ao contrario de Houryujii, dessa vez eu nao me arrisquei a ser expulso antes do fim do espetaculo... seria um trauma que eu iria levar ANOS pra superar...

Mas do lado de fora eu pude tirar umas fotos com os posters:



O que essa garota no poster faz com essas fitas e de acrobacias e contorcionismos eh coisa pra deixar qualquer um de queixo caido, e com a imaginacao ativissima... A Caludia comentou que se esse pessoal fosse pras olimpiadas, nao ia ter vez pra ninguem... Mas eles sao artistas...

Por falar em artista... bem eu nao tenho elogios suficientes pra expressar minha mais profunda admiracao pelo talento e profissionalismo, entrega e beleza que esses artistas mostram no picadeiro/palco do Cirque... Alias, eles sao artistas meeeesmo. OShow eh o que importa. Eles todos usam muita maquiagem, quase nao se percebe seus rostos, nao se citam nomes, nem nos cartazes. Nao ha protagonistas, ha sim uma historia, com personagens principais, mas os artistas nunca brilham mais que o espetaculo. Nao ha ninguem que brilhe mais que a Companhia. E com isso tudo, crescem todos: a ARTE eh que sai valorizada e o espetaculo fica mais sublime.



Os palhacos... eu O-D-E-I-O mas estes palhacos, que palhacos belos, quanta sensiblidade, quanto talento, eles faziam parodias com as acrobacias que tinhamos acabado de ver... cada numero conversava com outro.... lindo lindo lindo... ha rumores que eles vao fazer uma temporada em Sao Paulo... vale a pena. meeeeesmo

Eu sei que to devendo uma postagem pra visita do Lula... mas o Cirque me emocionou tanto que eu nao resisti... O nosso presidente fica pra amanha... Vejam os videos, e se encantem.



|


<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com