>

Carta aos alunos

Queridos leitores (sera que ainda os tenho depois de tanto tempo?), me respondam uma coisa: Se voce quiserem mandar uma carta para um amigo, voces mandam pra quem?

(a) Para um outro amigo.
(b) Para os pais do amigo.
(c) Para o Procurador Geral da Republica?
(d) N.D.A.

Resposta certa: (d) N.D.A. ! Ora bolas! Se a gente quer mandar uma carta a um amigo, a gente manda pra esse amigo! Nao seria tolice eu mandar uma carta para minha amiga Patricia que comece assim: "Querida Amanda"????

Pois eh... tolice. Tolice pura. Ou esperteza... E se eu quiser, na verdade, mandar uma recado a Amanda, sem assumir a responsabilidade de dizer-lhe coisas que Amanda talvez nao queira ouvir? Na certeza que Patricia contara tudo para Amanda...

A professora Doutora da USP, filosofa Marilena Chaui, fez isso: mandou uma carta para a sociedade brasileira mas a iniciou assim: "Prezados alunos". OU entao ela se acha a professora do Brasil inteiro.

Eu li a integra da carta e me espantei com algumas espertezas da professora. Ha anos que ela participa do debate politico do Brasil, sempre foi considerada uma das maiores inteligencias brasieliras, uma excelente professora de filosofia, uma intelectual que sempre buscou a ponte entre a teoria da academia e a pratica da vivencia politica do pais. Mas nos ultimos tempos, a professora Marilena esta dancando muito... uma danca complexa e dificil... um verdadeiro sapateado para evitar os tiros que estao sendo dados em seus pes.

Nao apenas seus proprios pes, mas os pes de seu alter-ego, de sua religiao: O PT.

Este partido, que esta de pes furados com os recentes escandalos, os quais voces que estao no Brasil conhecem melhor do que eu, esta em defesa... tentando se recompor depois das porradas que nao cessam, e procurando sobreviver. As tentativas, pateticas que sejam, como a recente eleicao interna e a ausencia do "Presidente de Honra" do Partido e da Republica, ou mesmo uma (ai meu Deus!) tentatica de conseguir a presidencia da Camara! Ninguem tem mais nocao de decencia meu Deus!!!!) mostram que a intituicao PT esta buscando sobreviver.... posso nao desejar isso, mas pelo menos reconheco o direito a vida, ate o ponto em que for possivel mante-la.

Mas voltemos ao sapateado da Professora: Ela se declara calada. Diz que nao vai falar. Eu concordo: em boca fechada nao entra mosca. Mas ela falou! Abriu a boca, e nao entraram, mas sairam muitas moscas... muitas mesmo. No "um-dois tres" para escapar das balas atiradas contra seus pes de barro podemos acompanhar os passos:

UM:

"Na sociedade capitalista, os meios de comunicação são empresas privadas e, portanto, pertencem ao espaço privado dos interesses de mercado; por conseguinte, não são propícios à esfera pública das opiniões, colocando para os cidadãos, em geral, e para os intelectuais, em particular, uma verdadeira aporia, pois operam como meio de acesso à esfera pública, mas esse meio é regido por imperativos privados. Em outras palavras, estamos diante de um campo público de direitos regido por campos de interesses privados. E estes sempre ganham a parada."

Estou enganado ou Marilena Chaui acabou de dizer que a imprensa eh tendenciosa? Acho que ela disse isso sim... E ela esta certa! Nem mesom Jeova consegue ser absolutamente neutro! Ele eh justo, mas neutro nao! Neutralidade eh inexistencia! Se eu existo na sociedade, no mundo, eu tenho necessariamente uma posicao nesse mundo, nessa sociedade. Todas as minhas atitudes, opinioes, julgamentos, reacoes e acoes serao influenciadas pela minha posicao no mundo! A Sociedade eh (queiram os comunistas anacronicos ou nao!) formada de individuos, de particulares. Eu sou um deles, e meus interesses sao meus. Minhas opinioes sao decorrentes de meus interesses, e por isso ha pessoas que nao concordam comigo, pois meus interesses quase nunca coincidem com os dos soutros--afinal somos individuos diferentes.

Mas nao apenas individuos: Somos tambem grupos. Os grupos privados sao sim privados. A imprensa brasileira eh parcialmente constituida de grupos privados. Mas aqui se aprofunda meu espanto coma carta da Professora: Ela, uma das principais teoricas da Democracia na academia brasielira da atualidade, me vem com essa afirmacao de que o falar de grupos privados nao eh adequado ao debate democratico? Fiquei de queixo caido com essa. Entao ha grupos ou mesmo classes na sociedade democratica que nao tem o direito de se expresar? Ha expressao de opiniao ruim? Eu achava que a gente podia discordar do que o outro dizia mas deveria defender o direito do outro de dize-lo...

Entao, os grupos privados que sao donos da Editora Abril (que publica Veja) nao tem o direito de se expressar? Mas esse eh apenas o "um" do "um-dois-tres" da professora.

O DOIS eh o detalhe basico que a imprensa brasileira nao se restirnge apenas aos jornais: Ha uma imprensa Estatal, que mostra a visao do Governo ( que no momento eh definida pelas diretrizes do PT, de acordo com a decisao democratica do pais). Quem tenta ouvir radio no Brasil entre as sete e oito da noite sabe do que estou falando. Ha a TVE, e a TV Cultura canais pagos por impostos, que mostram as coisas sob a logica do Governo, que no momento esta nas maos do PT, mostrando as coisas pela otica do PT, com a autorizacao do Povo que eh quem paga, via impostos, a difusaod a imprensa oficial. Ve quem quer. Ha jornais "do contra", que sempre falarao mal do governos, seja de direita seja de esquerda. Ha ate os "Jornais Pequenos"....

Ha os blogs, tambem ha os maulcos que sobem na lixeira da Praca Deodoro e que proclamam o fim do mundo e a danacao eterna dos pecadores. Ouve quem quer. Todos tem o direito de falar.

E todos tem o direito de nao ouvir.

Eh a midia mainstream mais ouvida do que os outros? Qual o problema? Alguem vai ser sempre mais ouvido do que os outros. Questao de escolha. Aqui chegamos no "tres":
"Vocês sabem que, entre os princípios que norteiam a vida democrática, o direito à informação é um dos mais fundamentais. De fato, na medida em que a democracia afirma a igualdade política dos cidadãos, afirma por isso mesmo que todos são igualmente competentes em política. Ora, essa competência cidadã depende da qualidade da informação cuja ausência nos torna politicamente incompetentes. "

Sao entao os cidadaos brasileiros bombardeados por uma "imprensa inadequada", financiada por grupos privados, portanto a informacao que os mesmos recebem tambem eh inadequada, deixando-os incapazes, ou nas palavras da Professora, incompetentes para a vida politica. TRES!!! Esta completo o passo! Os cidadaos sao incompetentes! O povo Brasieliro eh incompetente para tomar decisoes sabias pois esta alimentado e intoxicado por esta imprensa contaminada por interesses privados!

Mas como em todo sapateado do desespero, a professora caiu. Nao foi o proprio Povo Braisleiro que elegeu o PT? (eu admito, votei no Lula... ainda bem que nao estamos mais no tempos do impeachement do Collor, quando nao se encontrava ninguem que tivesse votado nele....). Eu votei nele, em parte pelo que vi e li na imprensa. Em parte pelo que aprendi estudando, em parte pelo que percebi conversando com outras pessoas ao longo do anos e vivendo no Brasil.

Nao Professora, a imprensa nao eh minha unica fonte de informacao. E mesmo dentro da imprensa, eu nao me limito a um veiculo apenas, pois na minha "incompetencia politica" eu sou consciente que um veiculo mostra a visao de um grupo apenas. Para uma visao mais completa, busco ver as coisas de varios lados...

E aqui chegamos no tombo! Na contradicao final: A professora disse que:

"Vendo algumas sessões das CPIs e noticiários de televisão, ouvindo as rádios e lendo jornais, dava-me conta do bombardeio de notícias desencontradas, que não permitiam formar um quadro de referência mínimo para emitir algum juízo. Além disso, pouco a pouco, tornava-se claro não só que as notícias eram desencontradas, mas que também eram apresentadas como surpresas diárias: o que se imaginava saber na véspera era desmentido no dia seguinte. "

Sim professora, as noticias sao desencontradas... Por que? Porque a senhora esta certissima, a imprensa eh parte de grupos com interesse privados. Cada grupo com seu interesse! Eh papel de cada grupo se manifestar, e obrigacao de qualquer cidadao consciente de observar as varias faces do complexo social e achar sua visao, apartir das varias "impressoes" (notar o trocadilho entre impressao-percepcao e impressao-registro impresso).

Se a midia nos mostra tantas informacoes desencontradas e contraditorias eh simplesmente porque asociedade eh assim: desencontrada e contraditoria, eu acho muito bom que a informacao nos chege desse jeito: Pois assim sabemos que varias vozes estao falando. E cabe a mim decidir o que eu considero valido ou nao. Sim, varias vozes estao falando, inclusive a sua professora, mesmo que grite tao alto: "NAO FALO"

Caiu...

Professora, para entrar no baile, a gente tem que saber que os outros tambem sabem dancar...

E reparem meus leitores, eu escrevi este post pra voces ou para a professora?

integra da carta de Marilena Chaui a seus alunos




|


<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com