>

Hong Kong, dia 1



Os predios parecem palitos....
Oi pessoal!

Uma das coisas que mais impressiona em Hong Kong eh a forca com que tudo acontece la. Tudo eh intenso: os cheiros, as cores, os ruidos. Nao ha um centimetro cubico que nao esteja ocupado. O trafego eh insano, a publicidade eh enloquecedora. Se ha algo de sereno, calmo e equilibrado, com certeza nao esta em Hong Kong. O pais eh rico, com certeza, mas a aparencia eh meio encorticada, principalmente em Kowloon e em alguns distritos da Ilha, como Aberdeen. O albergue onde fiquei ficava em um predio chamado "sincerity house", ou a Casa da Sinceridade. Bem... eu acho que em Cantones isso deve soar menos engracado... Eram 15 andares, e os dois elevadores so iam para metade de cada andar: um ia do terreo aos andares pares e outro era para os andares impares. O meu quarto ficava no quinto andar, e a administracao do albergue ficava no oitavo. Eu tinha que descer de eelevador ate o terreo, chamar o outro e depois subir ate o quarto. Acho que isso era pra evitar que as pessoas usassem o elevador entre os andares proximos... bem funcionou comigo...hehehehe. O Predio era um cortico soh: em cada andar havia zilhoes de portinhas que davam para apartamentos minusculos e sem janelas... os cheiros eram intoxicantes: de temperos exoticos a merda...e eolha que as vezes a gente preferia a segunda.... a gente so via as saidas dos exaustores e as tubulacoes de arcondicionado saindo por todos os lados do predio.


O predio do meu albergue, um nojo.... hehehe eu adorei


O quarto do albergue era bem limpinho e novo, mas a gente tinha que tomar banho sentado no vaso sanitario com uma duchinha... hehehehe. Ninguem merece....

Eu e o Matthew largamos as coisas no albergue e saimos para explorar a cidade. O metro eh algo de excepcional, mas nao vou me prender nisso, pois Kowloon eh um lugar para ser percorrido a pe. O bairro foi construido na Peninsula, nos tempos ainda coloniais. Se percebe que eh mais destinado a polpulacao de origem chinesa do que aos ingleses e demais ocidentais. Uma coisa interessante que eu percebo nos chineses eh que eles nao se importam com a aparencia de algumas coisas que pra nos ocidentais sao muito importantes. Por exemplo: eles penduram as cuecas e calcinhas na janela dos predios, pratica maldita no Brasil.... Os predios ficam assim cobertos de roupas secando, um verdadeiro festival de fundilhos chineses...

Seguindo a linha desmazelo estetico, eles nao dao a minima parta a conservacao externa dos predios... os predios que se ve e que estao limpos e pintados, com certeza sao novos, pois eles nao dao a tradicional mao-de-tinta-para-o-natal que nos temos.

Mas sim, descemos Kowloon em direcao Sul, para encontrarmos a feira a ceu aberto que acontece todas as noites na regiao de um templo que nem com reza forte eu consigo dizer o nome. O templo eh feioso e vive fechado... mas eu ja vi tantos templos budistas que esse nem me pareceu inetressnate.... o legal foi a feira.


eu e minhas comprinhas basicas.... reparem nos predios ao fundo

Pensem numa Feira do Paraguai, entupida de bagulhos made in China, agora imaginem que estamos REALMENTE dentro da China, e multipliquem a bagaceira por onze mil setecentos de tirnta e seis: Esta eh a feira de camelo de Hong Kong. Um bagaca inimaginavel, barracas de falsas antiguidades chinesas, camisetas, calcinhas e sutias, cintos, jaquetas, tudo do mais "legitimo" Kalvin Klein, Diesel, Polo-Ralph Loren, Dior, D&G e Van Dutch eh claro.... Mas nao eh tao baratinho assim nao... eu acho que na China continental eh mais barato.... As barracas sao montadas no meio da rua mesmo, todas tem um teto bem alto, a gente entra nas barracas, algumas chegam a ter ateh ar condicionado! Muito maluco....

Havia alguma barracas com penis de borracha, fantasias de couro, e tanguinhas com um pescoco de girafa no lugar do Dito Cujo.... comico.... e os pais passeando com seus filhos numa otima, ao lado das barracas, pois elas ficam misturadas com todas as outras... acho que os orientais sao bem menos estressados com sexo do que nos do ocidente.... eles nao veem o sexo como algo sujo ou que deve ser escondido.... mesmo assim meio bizarro....


a mulher fritando nossas ostras no meio-fio....

Andando pela feira, achamos um restaurante copo sujo e resolvemos comer la mesmo... o retaurante era tao pequeno, que parte da cozinha estava instalada na calcada, com a panela de frituras fervendo e chiando no meio fio. Uma nojeira so! Eu entreguei minha alma a Deus e pedi um prato de fritada de ostras.... Sentamos numa mesa (no meio da rua eh claro) e comemos.... Eles poem em cima da mesa uma jarra cheia de cha fervendo ( o que me chocou nos 27 gruas de HK) uma tigelinha e um par de Hasshis (palitinhos chines para comer). A gente pega os palitinhos, poe em cima da tigelinha e derrama cha fervente para desinfeta-los. Depois pega o luquido da tigelinha de derrama no chao mesmo... afinal estamos na rua imunda de Hong Kong! O prato custou uns HK$ 16.oo (R$4,50). Estava uma delicia e era um porcao para umas tres pessoas.... Dia seguinte eu nao passei mal, mas o Matthew passou a noite toda botando os bofes pra fora.... hehehehe. Acho que meus genes brasileiros ativados por "Sorveeeet' Coooco" ainda estao ativos....


desinfetando os palitos hehehehe..... reparem na feira ao fundo

Dia seguinte, o Matthew, ainda traumatizado pela experiencia da noite anterior, pediu encarecidamente que agente achase um lugar decente pra tomar cafe... andamos um pouco e encontramos uma cafeteria que tinha um jeito meio Central Perk. O nome era "Buddies Cofee" numa referencia obvia a Freinds. Eu a-d-o-r-e-i! Me senti o prorpio Chandler tomando um cappuccino naquele lugar, falando ingles com vista para os arranha ceus da Ilha....


Se achando.... oh coitado.....

Pegamos um metro para a ponta Sul de Kowloon. Se tivessemos descido uma estacao a frente, teriamos chegado ja na Ilha, pois o metro passa por baixo do Estreito, mas preferimos atravessar em um dos baratos, frequentes e eficientes ferries que fazem o trajeto por 10 centavos de dolar. A vista do setor financeiro da Ilha nao poderia ser mais espetacular: Os arranha ceus de uma dos principais centros financeiros do planeta sao de tirar o folego.... alguns com mais de 80 andares.... altissimos.


ficou meio escura... o matthew nao eh muito bom com a camera...

Chegamos na Ilha, e cruzamos o Memorial Garden e o Parque Charter (sim! os nomes sao em ingles!) . Hong Kong eh um destino para milhares de mulheres filipinas que vaio ao territorio ganhar bem melhor como empregadas domesticas, meio ao estilo Interior-Capital, que vemos no Brasil.


familia filipina chegando para o piquenique,
detalhe: a camisa do cara eh "Lacoste" hehehehe...


Nao ha familia de classe media de Hong Kong que nao tenha sua empregada filipina. Elas se sentam em grupos nesses parques, fazendo piqueniques... sao centenas... todas mulheres e falando enlouquecidamente (eh claro...) em sua lingua, o Tagalo. O som que elas fazem eh interessantissimo... eh como um cacarejo, misturado com um glu glu gliu... muito doce e feminino... nao tem jeito, a gente tem que parar para ouvir.... Elas se escondem quando a gente ta com a camera... eu nao conegui tirar uma foto legal delas... mas da pra ve-las la no fundo...


da pra ver umas poucas delas la no fundo.... (mais ou menos...)

Saindo do parque, subimos uma ladeira super ingreme e encontramos o parque central de Hong Kong, onde comemos no MIX, uma casa de sucos ultra charmosa, com vitaminas deliciosas e tortas que nao sao ruins....

Depois visitamos o museu do Cha Chines... uma graca.... Eles tem um museu so para o cha... mas de fato, eles tem muito no que mostrar pois nos cinco mil anos de Historia da China, cada periodo teve seu cha, cada dinastia tinha seu sabor e sua etiqueta e seu modo de preparo....


Dinastia Tang (adorei o nome...) 618-907 D.C.


Bem interessante ver as tecnicas de porcelana e ceramica e as varias maneiras de preparar cha.... O museu fica num predio Vitoriano, mas esta repleto com uma colecao de ceramica chinesa... interessantissimo.


onde o oriente encontra o ocidente

Seguimos depois para os Mid Levels... Mas esses ficam pra amanha... sao interessantes demais ... merecem um post so pra eles....

Ate amanha!



|


<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com