>

MInhas desculpas

Hoje quero comecar pedindo desculpas a todos voces pelo post anterior. Niguem merece ser exposto a meu deprimente "talento poetico". Eu ia comecar a escrever o post sobre Macau, mas quando comecei a pensar naquele lugar, me veio uma tristeza, uma angustia, um sofrimento fino, mas doce, como aquela coceirinha de bicho de pe (eu tive bicho de pe, e muito, brincando nos areais do Vinhais....).


A verde eh de Macau, a vermelha da China

Macau teve uma historia parecida com Hong Kong. Uma cidade colonizada por europeus como entreposto de comercio com a China. A China era impossivel de conquistar inteira e os custos da conquista eram altos demais. Por isso os Portugueses decidiram que era melhor (e na verdade apenas possivel) manter apenas um pedacinho de terra para ter acesso ao riquissimo comercio chines.



Macau consegue ser ainda menor do que Hong Kong. Eh tao pequenininha que tem mais ou menos o tamanho do Centro Historico de Sao Luis, pra voces terem uma ideia. Foi devolvida a China em 1999 mas, assim como Hong Kong, mantem uma autonomia administrativa imensa, podendo manter sua propria moeda, tem seus governantes eleitos por voto direto (a China nao eh democratica...) e os demais chineses precisam apresentar passaporte para visitar a cidade.


Santa Casa da MIsericordia, Matthew e eu

Macau eh bem rica, mas nao se compara com Hong Kong. Na verdade, Macau eh a desconhecida prima pobre de Hong Kong. A viagem entre os dois territorios dura apenas uma hora nos maravilhosos ferries Turbo Jet, eles tem turbina Boeing, e vao tao rapido que o casco se levanta, indo o ferry elevado, sobre Esquis, muito massa.


O ferry que me levou de Hong Kong a Macau

A minha maior vontade ao visitar Macau era que eu nunca havia estado em qualquer outro lugar que tivesse sido colonizado por portugueses, alem do Brasil. Morro de vontade de visitar Mocambique e Angola, mas ainda nao deu. Logo que chegeuei tive o primeiro impacto: a fila da alfandega estava imensaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa. Eram 8 guiches para residentes de Macau, e nao havia fila. Para os demais passaportes, havia uma fila quilometrica e apenas tres guiches. Para os pobres chineses a fila era amior ainda e apenas dois guches! Isso me lembrou fila de banco no Brasil....hehehehe.....

Esse foi o trauma numero 01



Passado o sufoco da alfandega, tava morto de ovontade de ir ao banheiro, entao perguntei pro guarda do terminal de passageiros do porto onde ficava a casa de banhos (em purtugueichi di purtugal!) e o guarda virou pra mim na maior cara de pau e me disse, em ingles, pra eu falar lingua de gente! Pode??????? Se eu nao estivesse tao apertado (depois dos 45 minutos da fila da alfandega...) eu teria dado um sabao nele: que ele nao era obrigado a falar portugues, mas que a lingua oficial de Macau era o Portugues e que ele nao precisava chamar minha linda lingua de lingua de bicho!!!!! Mas como eu tava a beira de me molhar, falei em ingles mesmo e segui correndo para o banheiro.....

Esse foi o truma numero 02.

Ainda ferido no meu orgulho lusofono, seguimos eu e o Matthew ( a Jo foi direto pra Bangkok) para o centro de Macau. No caminho fui me acalmando do choque, vendo que estavamos seguindo pela "Avenida do Doutor Rodrigo Rodrigues" passando pelo "Jadim de Sao Francisco" chegando finalmente na "Avenida da Praia Grande". Sim os nomes das Ruas sao todos em Portugues e mesmo os Chineses usam os nomes em Portugues. Ao Chegar no Centro, fiquei encantado com o que vi. Um cnetro Historico Portugues legitimo! Macau esta muito bem conservada e mantem sua arquitetura portuguesa inteirinha! Ja era quase hora do almoco, entao procuramos um restaurante Portugues.


Anibal

Achamos a "Casa da Comida", na Travessa de Sao Domingos. O o dono se chama Anibal, um portuges de Lisboa, que morou muitos anos em Sao Paulo e agora reside em Macau. Suas filhas fazem faculdade em Portugal, mas ele nao ve a hora de elas voltarem para "casa" e o ajudarem na administracao do restaurante, pois ele quer expandir o negocio.... Pedimos um peixe assado com batatas, mais portugues impossivel. O Matthew adorou o tempero, que tava perfeito, e nos seguimos na prosa com o Anibal. Quando estavamos quase terminando de comer, entrou uma senhora bem velhinha, mas ainda durinha, falando em chines com o anibal. O que ela dizia era algo assim:

--honcnhour fhuagdqiuw Filha da Puta! bviu fwefh waiehf kfkjwe vai te fuder anibal! cw efkiuwefgw esse lixo que cozinhas, Anibal! nvoihrfowhfolhweflhwaf weh Ah entao me da logo uma feijoada angolana de merda! voch fow3fih woefih we.

E olha que as partes que sao vherifhlwfh ske foram as que ela falou em chines. Eu nao me agunetei: rolava de rir, ate que ela percebeu e veio ate mim:

--Perdoe minha falta de educacao! Fico aqui falando em chines.... Me chamo Luiza Ganavarro Marques e sou filha de mae chinesa com pai portugues!


Luiza Canavarro Marquez


Que velhina espirituosa! Eu amei ela!!!!! Ela maneirou nos palavroes e me contoru um pouco do que eh vida em Macau para os descendentes de portugeses. Ela disse que sempre morou em Macau, mas que as coisas estavam mudando muito rapido: que depois da devolucao da colonia a China, a populacao de portugueses no territorio que era de dez mil diminuiu para apenas mil pessoas ( os nove mil que foram embora era todos funcionarios publicos.... lembra alguma coisa?), que a lingua portuguesa estava morrendo e que praticamente so se usava portugues em Macau para escrever placas Publicas, como os de nomes das ruas. Pedi para tirar uma foto com ela, ela aconcordou mas com a condicao que lhe enviasse uma copia. O que farei!


tudo amarelo....

Nos despedimos e seguimos para o roteiro turistico basico. Uma coisa que eu notei foi que os predios historicos sao quase todos pintados de amarelo bem clarinho. Um contraste forte com a profusao de cores dos casaroes de Sao Luis. Eles tem um forte bem bonito, com uma vista de 360 graus da cidade.


Descansando na maquina de matar gente. No fundo,
um garoto com uma camisa falsificada da Selecao brasileira...
na China tem pra vender em cada esquina e o povo usa muito....


Descendo o Forte, ha uma fachada de uma igreja que uma dia foi Jesuita, mas que depois da explusao da Companhia de Jesus do Imperio Portugues se transformou em deposito de polvora, e foi depois destruida por uma incendio (imaginem!!!!!!!). So ficou a fachada e as fundacoes.


Eu acho que vou abrir uma loja de tinta amarela em Macau....


A igreja de Sao Luis que pertencia ao Jesuitas eh a igreja de Santo Antonio, onde o falecido Joao Paulo II ficou hospedado em sua visita a Sao Luis e onde o Padre Antonio Vieira professou seu maravilhoso Sermao dos Peixes, joia da Literatura Luso-brasileira.


Largo da Companhia de Jesus--Ruinas de Sao Paulo


Este lugar noje se chama Ruinas de Sao Paulo, e fica no topo de uma escadaria, com uma vista bem bonita. A regiao em volta eh cheia de antiquarios, lojinhas de artesanato e de cacarecos chineses. Aqui eu nao comprei nada, a ano ser uma caneca de Macau para minha colecao de canecas das cidades que visito, e uma camiseta com a Fachada de Sao Paulo. O bairro eh bem charmosinho, mas nao achamos um unico cafe que se pudesse sentar na calcada.... acabamos tomando um refrigerante de maquina no meio fio mesmo.....

O resto de Macau fora do Centro Hostorico eh uma cidade grande chinesa tipica: predios altos, velhos, caindo aos pedacos, fachadas cobertas de limo, e fundilhos chineses expostos ao vento.... Eu imagino quantas cuecas e calcinhas ha para se expor num pais de 1,5 bilhao de pessoas.....

Depois da devolucao, Macau perdeu a mesada que Portugal mandava, que nao era muita... e teve que buscar outras fontes de renda: Encontrou: os Cassinos. Hoje, o territorio esta crescendo muito, a ritmo chines, ainda nao eh rico como Hong Kong, alias esta longe disso, mas cresce e rapido, movido a Yuans e Hong Kong Dollars que os vizinhos deixam nos cassinos. Ha uma regiao de aterro que esta crescendo muito, eu achei bem feinha, parece Taguatinga.... Que esta sendo ocupada por predios residenciais horrorosos e cassinos....

Eu fiquei muito triste por Macau estar deixando sua heranca portuguesa morrer, o lugar eh lindo, charmoso, e interessante. Mas a unica coisa de realmente diferente em Macau, e que a faz unico, eh o encontro das culturas chinesa e portugesa. Eles estao perdendo seu lado portugues, daqui a pouco, Macau sera apenas mais uma cidade chinesa, com uns cassinos, e no meio do restante do 1 bilhao e 500 milhoes.... nao vai se rnada de especial....


E Macau segue seu futuro....


Por isso escrevi aquele poema ruim, me desculpo pelo poema, nao por sentir a tristeza....

Ate Bangkok!




|


<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com