>

Brasil, ah brasil...

De passagem pelo Blog do Lucas (meu amigo aqui em Nagoya, tem link ahi do lado, visitem!) encontrei um p-ost que resultou de uma conversa que tivemos uns dias atras. Eu o republico aqui com autorizacao do autor. As fotos sao adicao minha.
__________________________________________________________________

Outro dia, conversando com Diogo, ele disse uma coisa que tem vindo sempre em minha cabeca desde entao.
"Lucas, quando tiver que voltar, quero voltar pra minha terra, pro lugar que eu cresci, pro lugar que eu amo e nao para o Brasil". Para o Brasil que fica cada vez mais distante do lugar que queremos viver no futuro.



A verdade eh essa. A imagem do Brasil no exterior nao eh boa. Culpa dos brasileiros...talvez. O cenario atual vai muito alem dos esteriotipos de pais-selva, futebol e samba. O Brasil tem tambem a imagem de um pais violento, onde se pode ser morto, assaltado a qualquer hora (imagem verdadeira). Imagem de um lugar de prostituicao explicita nas ruas (imagem criada - muitos ganham com ela!), imagem de um pais onde as pessoas fazem menos do que devia ser feito, se esforcam menos do que seria preciso pra fazer o pais crescer.



O problema eh este entao: os esteriotipos e tal, chega em um ponto que eles comecam a nos influenciar tambem e comecamos a pensar como estrangeiros. A pensar no Brasil como um pais impossivel de ser levar uma vida "normal". Mas ha sempre as lembrancas de uma vida ateh tranquila antes de vir. Serah que o Brasil mudou tanto em 1 ano e meio...acho que nao. Entao fica o dilema. Quando voltar, quero voltar pra minha terra, mas nao para o pais que eu tenho agora em minha cabeca.



Na entrevista para selecao da bolsa do Monbusho eu perguntei para os caras o que eles queriam em troca de nos dar tudo o que iriamos receber. Ai eles disseram que, alem de outras coisas, deveriamos mostrar no exterior o outro lado do Brasil. Do pais de economia de primeiro mundo. Lider incontestavel de toda America Latina. De pessoas criativas, capazes e que fazem para ver o pais crescer. Acho que pelo menos isso estamos fazendo! Entre os estudantes que conheci aqui (e olha que conheci muita gente de muitos lugares), os brasileiros fazem, sem duvidas, parte do grupo de maior expressao intelectual. Podem acreditar.



Surge assim outro dilema na cabeca deles: como os brasileiros, criados em um lugar tao averso, podem ser quem sao?
E eh pra isso que estamos aqui.




|


<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com