>

Museus mais decentes que o Louvre


Depois da experiencia acabra do Louvre, eu encontra ro museu Rodin foi um verdadeiro balsamo. Auguste Rodin foi uma escultor genial do final do seculo 19 e inicio do 20. Suas esculturas viraram icones de tal dimensao que hoje em dia ninguem pensa mais em Rodin quando ve o "pensador". Eh como se o "Pensador" nao tivesse um autor individualizado: de tao genial so pode ter estado sempre entre nos...



A Prota do Inferno

O museu eh realmente especial. Tem duas secoes: uma coberta com reproducoes em gesso de esculturas de Rodin espalhadas por varios lugares especialemnte a Franca mas que nao fazem parte da colecao do museu, como os Bourgeois de Calais, que fica em uma Praca na cidade de Calais no Norte do Pais, quase na Inglaterra. Essa parte nao tme muita graca e eh bem pequena. O que me encantou no museu Rodin foi o jardim. Eh um jardin lindo com vista para a Torre Eiffel, onde ficam as obras , em bronze, que fazem parte da colecao do museu. Andar por aquele jardin, tao grande e mesmo assim com um ar tao intimo, como se fosse o quintal da de casa, so que vendo a Torre Eiffel e obras de arte valiosissimas assime spalhadas entre as arvores... que dleicia.

O Pensador e Ela

Meus amigos sabem como eu gosto de arte: nao entendo muito, alias nao entendo quase nada, mas para mim e para Cecilia Meirelles:

"O bom era ter uma inteligência e não entender. Era uma benção estranha como a de ter loucura sem ser doida.Era um desinteresse manso em relação às coias ditas do intelecto, uma doçura de estupidez. "

Pra mim basta sentir a arte, naoq uero teorias, nao quero a disfarcatez pedante dos criticos: quero a beleza, a forca que a arte tem de tocar miha alma e me lembrar que o mundo eh belo, que foi crado por Deus, para ser belo e Deus se ver nele e se regozijar. Me encanta como alguns povos entenderam isso e ensinam a todos a apreciar a beleza.


criancas crescendo sem medo de arte

E o museu Rodin eh perfeito pra isso: criancas brincam dentro das esculturas que talvez valham milhoes de dolares como se estivessem no quintal da vovo, colhendo cajus do pe.




|


<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com