>

Uma voltinha rapida...


Mais um pouco de paris. O Arco do triunfo eh um monumento as vitorias militares da Franca. Eu nao tenho certeza mas eu acho que ele foi construido por Napoleao. Dizem as mas linguas que ele demorou tanto para ficar pronto que os parisienses da epoca, quando queriam falar de uma coisa que so tinha um diziam: so tem um--que nem o UM pedreiro do Arco do Triunfo... hehehe os parisienses sempre foram podres... O Arco eh enorme e fica no meio de uma rotatoria, ou retorno como meus conterraneos chamam, dessa rotatoria saem varias avenindas, de cima parece um asterisco, dando ao lugar o nome de Place de L'etoile, ou Praca da Estrela. A mais famosa dessa avenidas eh a chiquerrima Champs Elisees. O Arco eh coberto pelos nomes dos maiores generais franceses, e ahi na foto esta o nome de uma parente meu que eu nao conhecia: o General Almeida do glorioso Exercito de Napoelao, que chegou mesmo a fazer com que a capital de Portugal ficasse no Brasil, quem duvida do poder do moco?


Depois fomos fazer uma comprinhas no Quartier Latin, que tem esse nome porque eh onde fica a mais antiga e tradicional universidade da Franca que comecou com apenas os cursos de Teologia e Direito: a Sorbonne, da qual FHC eh professor emerito... aiaiaiai. Os estudantes da Sorbonne passavam o dia no bairro, falando Latim por isso o nome do Bairro. O lugar eh dos mais charmosos de Paris, a margem esquerda do Senna, pertinho da Notre Damme, e da area mais antiga de Paris, a rive Gauche, preferida por Hemingway. A foto eh no boulevard Saint Michel perinho da esquina com o Saint German, uma especie de Ipiranga com avenida Sao Joao de Paris...


Depois, uma passadinha no Centro Georges Pompidou, ou para os intimos, Beaubourg. O predio abriga o Centro Nacional de Arte Contemporanea. O predio eh imenso numa area super antiga, e linda, de Paris. A arquitetura eh assombrosamente moderna. O predio eh virado pelo avesso, todas as instalacoes sao externas: eletrica, hidraulica, elevadores, escadas rolantes, estruturas de sustentacao. Tudo pelo lado de fora. O predio faz um contraste interessante com seu entorno e como eh um centro de arte importantissimo, fez com que o bairro ao seu redor ganhasse ainda mais em charme, com galerias de arte lojas e boutiques. Alem de muitos muitos muitos cafes e bistros. Pertinho fica tambem Chatelet, meu ponto preferido de Paris e onde eu compraria o meu apartamento lah, se tivesse $$. Um lugar super cheio de gente, uma especie de esquina do mundo, onde o planeta inteiro passa, rico pobres, pretos brancos verdes e amarelos, falando todas as linguas e olimpicamente se ignorando uns aos outros.... La fica o Flunch um restaurante onde a gente compra o prato e come ate explodir... que delicia!!!!!

No final do dia, uma paradinha pra tomar um chocolate quente que ninguem eh de ferro....

Beijos e ate a proxima!



|


<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com