>

Mais sobre quem tem que pedir desculpas neste mundo




Outro dia eu tava numa videoconferencia. Era uma aula de Etica e os alunos aqui de Nagoya tinham que negociar alguns pontos eticos com alunos numa univaersidade em Vermont, EUA. Um dos alunos da equipe que tinha que prticipar nesse dia faltou, e eu de Teaching Assistant que estava la apenas para operar o equipamento de videoconferencia acabei entrando na atividade para preencher o lugar vazio.

A sessao em si foi normal, e ao final, depois de desligadas as cameras e mcrofones, passamos a parte da avaliacao, em que eu tinha que dar minha oiniao sobre a performance dos alunos, ja de volta a condicao de TA.

Bem o grupo de alunos em Vermont era compsto de duas alunas e um aluno, os tres por volta dos 19-20 anos. Meu primeiro comentario foi sobre a atuacao do aluno que na minha opiniao tinha se saido muito bem, com um pensamento rapidoe uma logica clara e conhecimento dos fatos do problema proposto na sessao.

Uma aluna de Nagoya me interrompeu, dizendo: "Por que o homem? Por que so o homem eh inteligente? As meninas nao? Voce esta sedo preconceituoso!"

Eu mais que de pressa respondi: "Machista eu? Entao um homem so pode ser inteligente depois que uma mulher eh inteligente? Se nao houver mulheres inteligentes na sala entao nenhum homem pode se-lo? Para dizer alguma coisa boa de um aluno eu tenho primeiro que pagar o pedagio do elogio as alunas? Quem esta sendo preconceituoso aqui?"

Hoje eu fui com uma amiga minha comprar um snowboad pra ela. Eu sabia onde ficava a loja, e ela me pediu que a levasse la. Pois bem: depois de sair da loja, fomos a um restaurante de sushi e ela se queixou do namorado: "Mas ele nao eh cavalheiro... Ele nao abre a porta do carro pra mim... eu gostaria que ele fosse mais cavalheiro comigo..."

Eu parei, pensei um pouco e respondi: "Realmente ele poderia ser mais gentil e cavalheiro, mas quando foi a ultima vez que voce trouxe uma cerveja gelada pra ele enquanto ele assistia ao futebol na televisao?"

Ela, indignadissima, disse: "Nunca! Jamais! E nunca o farei!!! Eu nao sou a empregada dele!!! Se ele quiser que se levante e va buscar sua propria cerveja!!!"

Eu respondi: "Voce tem rzao, voce nao eh a empregada dele, mas essa coisa de gentileza e cavalheirismo sao elementos de uma etica em que as relacoes entre homens e mulheres eram diferentes. As mulheres viviam em uma posicao de submissao e opressao. Viviam oprimidas pelo pai, pelos irmaos, pelo marido e tambem pela soutras mulheres."

Ela espertissima respondeu: "Sim mas as mulheres tem o instinto de cuidar, por serem maes, sempre cuidam do homem. E os homens nao sao assim"

Ahi eu disse: "E os homens sao protetores. Se voce esta na rua com seu namorado e voces veem um balde de tinta caindo em cima de voces, seu naomorado vai por seus bracos em cima e voce, te cobrindo, e voce vai por seus bracos em cima de... voce mesma! Cobrindo-se a si mesma. Os homens tem o instinto de proteger, as mulheres nao sao assim"

Ela concordou.

A Revolucao feminista do seculo passado foi uma evolucao civilizacional marcante. Na civilizacao ocidental judaico-crista, os homens tinham uma posicao de preponderancia sobre as mulheres e as oprimiam. As mulheres nao podiam fazer nada por si sos, nao tomavam decisoes sobre suas proprias vidas, nao tinham acesso a educacao, a uma profissao, ou a uma carreira. Nao tinham independencia para nada. So me tornavam mulheres quando se casavam, antes disso, nao tinham valor.

Querem uma prova? Dia do casamento. Antes de mandar beijar, o padre diz o que? O que? O que? "Eu vos declaro maridoe mulher!"

Ora! O noivo antes de entrar na igreja nao era marido, era homem. E nesta momento foi declarado... marido. E a noiva? Se so neste momento foi declarada mulher... O que era antes?

Sem marido, a mulher nao era nada, ou pelo menos, mulher nao era.

A Revolucao Femista veio para corrigis essa enorme injustica, e por as relacoes homeme-mulher em um equilibrio, no qual homens e mulheres sao iguais. Isso eh excelente! Um mundo onde homens nao dominam nem oprimem mulheres. Um mundo em que as mulheres nao precisam de um pai, ou um irmao, ou um marido para terem uma identidade e valor, eh seguramente um mundo melhor.

Assim, a revolucao feminista eh um evento fantastico e muito bem vindo. Mas eu pergunto:

O fato eh que na minha experiencia pessoal, esta cada vez mais dificil ser homem. Ja nao se pode elogiar a peformance profissional de um aluno sem antes pagar o pedagio politicamente correto para um aluna antes. Os homens hoje so podem ser inteligentes se as mulheres forem inteligentes. Se as mulheres forem burras, entao a inteligencia do homem eh preconceito e chauvinismo.

Ha ainda o risco de ser chamado de viado. Vejam so! Voce leitor amigo que esta lendo este post, tem uma grande chance se estar pensando: "esse Diogo eh um viadinho mesmo..." Afinal, eu estaria elo9giando um homem. Mas este post nao eh para elogiar o tal do aluno gringo: e sim para mostrar o absurdo a que nos homens estamos nos submentendo ao aceitar que as feministas de plantao nos impecam de termos qualidades como individuos somente por sermos homens.

Uma mulher pensar: "Ah mas meu namorado nao abre a porta do carro pra mim..."
Eh a expressao do desejo de uma mulher sensivel que namora um homem que nao eh cavalheiro.

Um homem pensar: "Ah, eu qeria que minha namorada me trouxesse cerveja gelada quando eu estou vendo futebol na televisao..." Eh um pensamento de um machista chauvinista preconceituoso e sujo!

Ora bolas!

No post abaixo trago o registro, em O Globo, de que os heterosexuais agora sao os que se tem que "assumir": ou enfrentar a oposicao da sociedade para ser quem sao. Os homens, homo ou heterossexuais estao sujeitos a so ter valor quando as mulheres sao melhores. Certamente nao foi isso que a revolucao feminista e de costumes propos. Era para que homens e mulheres, hetero e homossexuais tivessem direitos iguais, e deveres iguais tambem.

Mas o que estamos construindo hoje em dia, senhoras e senhores, nao eh bem assim.

Agora me deem licenca que eu tenho que sair do trabalho para fazer a janta pra minha namorada.



|


<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com