>

Strasbourg


Finalmente as fotos de Strasbourg! O nome da cidade significa "cidade no cruzamento de muitas estradas" e de fato Strasbourg dá essa impressão de ser um lugar onde muitas coisas se encontram.
Em território francês, bem próxima à fonteira com a Alemanha, Strasbourg de fato é um encontro não apenas de rotas comerciais antiqüíssimas, mas tambem de culturas. A fronteira da França com seus vizonhos germânicos sempre dancou prá frente e prá trás, deixando Strasbourg ora na França, ora na Prússia, ora na Alemanha.

Nosso amigo Rodrigo, falamos mais dele depois, que mora na Alemanha diz que a maionese é melhor na França, por isso sempre vai a Strasbourg a comprar a bendita maionese... Pegamos o carro (ele mora no sul da Alemanha, bem pertinho da fornteira com a França) e fomos passear em Strasbourg. O rodrigo não foi nesse dia, pois estava se recuperando (dormindo!) de um plantão, entao foi o Jurgen, nosso amigo alemão quem nos levou.

Itzel e Jurgen numa rua medieval enfeitada com parreiras

Chegando a Strasbourg, muda não apenas a língua, mas tambem o humor das pessoas. Gente é verdade! Os franceses são podres! Não digo que todos os franceses sejam chatos, eu tenho amigos franceses maravilhosos, mas a atitude geral das pessoas na rua dá ao forasteiro a impressão de que estao todos de mau com a vida, ou como se houvesse um fedorzinho no ar e todos estão torcendo o nariz.

Deixando de lado a atitude dos franceses, STrasbourg é uma das capitais da Europa, vale dizer, sede de várias instituições européias como a Crote de Direitos HUmanos e o COnselho Europeu. A cidade é linda, limpa, organizada com um sistema de transporte charmosíssimo e coalhada de monummentos hitoricos com direito até a uma catedral gótica, com torres pontudinhas, vitrais deslumbrantes e até mesmo um relogio telúrico!

A Itzel A-D-O-R-O-U os bondes moderníssimos de Strasbourg

Uma das coisdas que eu mais gostei foi o relógio telúrico da catedral: Fica à direita do altar, num ¨puxadinho¨ da nave. Relógio telúrico é um relógio que mostra além das usuais hora certa e data, outros eventos imporantes, como as estações do ano, posicão dos planetas no sistema solar e até mesmo coisas mais folclóricas como colheitas, festas anuais e até mesmo ela: A Morte. (Uhhhh!)

Lindo e interessantíssimo

Depois de sair da igreja, fomos eu, Itzel e Jurgen tentar tomar um sorvete, eu digo tentar porque quando dependemos de serviõs franceses, nem tomar um sorvete é uma tarefa muito segura. Chego no Mc Donald`s e peço dois sundaes. A garota toca um olhar do mais puro enfado com a colega no caixa ao lado, suspira, e me diz que eles não fazem sundaes no momento. Eu pergunto: Voces não tem sundaes no momento por falta de material ou este Mc Donald`s não serve sundaes nunca? Ela revida os olhos, ajeita a cabeça em cima dos ombros e responde: Nem um nem outro. Simples assim. Então eu, em um último esforço de fazer o trabalho dela de ar-me informações, pergunto quase de galhofa, se em toda a França os Mc Donald`s não fazem sundaes. Ela, à beira de um AVC, me dis que sim. Eu satisfeito, pedi dois casquinhos. Vive la France!

Depois de tomar o sorvete, fomos andar pela rua:

Itzel, depois de Jurgen te-la salvo de morrer atropelada pelo bonde em frente à Ópera de
Strasbourg


Uma ruela limpíssima e beeem antiga





|


<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Weblog Commenting and Trackback by HaloScan.com